TUMORES OU SARCOMAS DE PARTES MOLES

São tumores que podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afetam tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Existe um aumento progressivo, inchaço no local do tumor e, em geral, há dor e a pele pode ficar vermelha.

Os sarcomas podem ocorrer na cabeça, pescoço, área genital, braços e pernas. Em adolescentes, pode localizar-se na região dos testículos, provocando aumento do escroto, confundindo-se com hérnias. O paciente não pode ter vergonha de contar seu problema ao médico!

Para diagnosticar os sarcomas é muito importante que um médico experiente em câncer realize uma biópsia para examinar o tumor no microscópio. O tratamento dos sarcomas é feito, em geral, com cirurgia e quimioterapia.

Sarcomas de partes moles
São tumores que se desenvolvem a partir de células primitivas, sendo sua ocorrência possível em qualquer região do corpo. Mais frequentemente nos membros.
Seu tratamento é multidisciplinar envolvendo cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto a cirurgia tem o papel principal
Como existe o acometimento freqüente do membros, o objetivo do tratamento cirúrgico é o controle local da doença acompanhado da preservação de membro.
Os sarcomas de retroperitôneo (intra–abdominais) são diagnosticados comumente com  grandes dimensões e por consequência tratados com cirurgias extensas.


 
.